quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Idéia, artísta e público



Classe 7 da CDU: Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos. Especificamente 792: Representação teatral. Teatro.

Bom, na CDU, existe uma classificação que torna o livro que aborda essa temática acessível. Mas e o teatro? Ele é acessível? Ele é de fato produzido? Como? Para quem? Com que verba? Com que tipo de público?

Diferente - isso na minha visão - de outras artes, essa é essencialmente solidária e ao mesmo tempo tão exigente. Solidária pelo espaço que dá a outras formas de manisfestação artística, não só por se boazinha, mas por precisar de fato delas. As plásticas, a arquitetura, a música... Exigente por só conseguir ser completa - ou tentar - quando o público e o artísta fazem ambos seu trabalho, e bem feito. Um espetáculo que não cause uma sequência de percepções construtivas e, portanto, críticas em sua platéia não se vale da maior de suas funções e oportunidades: a construção e a liberdade de se fazer esta.

Um instrumento de cultura mágico - desculpem aos que não gostarem do instrumento, mas, também o entendo assim - que não me deixou escolhas a não ser admirá-lo e tentar ser boa o bastante para usurfruí-lo. E por ser um campo tão vasto e cheio de possibilidades, às vezes eu até me atrevo a tentar mais do que minhas, não tão grandes, pernas possam conseguir. Mas eu abstrai a parte do fracasso. O viver em si e o devir nesse meio, já me torna menos pior.

E quanto a uma frase de Magaldi, a qual ele fala que se todas as salas de teatro fossem fechadas hoje no Brasil não haveria comoção nacional, o último livro postado sobre bibliotecas possui a mesma, com outras palavras, mas com o mesmo sentido. Ou seja, nosso país ainda não percebe a importância cultural artística e informativa na sua formação enquanto ser humano, que pode ou não ser dotado de razão.

MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. 7. ed. São Paulo: Ática, 2004. 126 p.

Um comentário:

Anônimo disse...

Coitado do Ator! Tão só....
Mas, não é a SOLIDÃO única coisa que nos torna UM - UNO?

Seríamos, então, apenas só! fingindo ser "aquilo que escolhemos ser"?
:)
Saudades!
Reinecken