Ao final do livro Luis Milanesi escreve:
"(...) o brasileiro tem liberdade de comer, a desgraça é que falta comida. Com informação ocorre o mesmo, devendo ser anexada uma agravante: por vezes a comida é censurada."
Mais uma introdução no assunto biblioteconômico, ou, ao meu ver, assunto essencial a humanidade. E se todas as introduções forem como essa e a de Edson Nery, que venham todas! Cadê? Tem mais??
Bom, um livro pequeninho, mas bem pontual e claro. Aborda as principais dificuldades da área no Brasil, especialmente. E o mais triste de se constatar é que sua publicação foi em 1983, mas continua sendo extremamente atual. A crítica leva o leigo perceber que a Biblioteca está nos porões da iniciativa governamental e privada. E que tudo que alcançamos até hoje no assunto foi por verdadeiros entes perseverantes, que covardemente são contaminados pelo vírus da possibilidade de transformação, de crítica, de construção, de consciência, de atitude, de memória, de prazer e de vários outros "des" que a biblioteca e sua biblioteconomia podem oferecer ao mundo, e oferece, a duras penas.
MILANESI, Luis. O que é biblioteca? São Paulo: Brasiliense, 1983. (Coleção Primeiros Passos, 94.) 107 p.'
Nenhum comentário:
Postar um comentário