"É difícil convencer tais pessoas [aquelas que desejam ser bibliotecárias somente porque, adorando livros, querem à força viver no meio deles] de que são bibliotecárias menos por amor aos livros do que aos leitores."
Um livro muito querido, que me fez relembrar os tão bons vividos anos de graduação que venho me dedicando. Tenho a certeza, assim como fala o autor, o editor e vários outros, que esta é uma obra fundamental para os estudantes de biblioteconomia, afins e aqueles que queiram conhecer a área. Nesse livro nos sentimos plenamente em casa: com termos técnicos, com o amor transbordado ao livro e à informação, com muito estudo que sabemos que temos que alcançar, com um humor especial de Edson que me fez lembrar de meus estágios e de meus queridos colegas de curso. E de perceber que nossa área, apesar de não ser devidamente reconhecida ainda, assim como tantas outras que também ajudam a sociedade a funcionar, é indispensável aos humanos que desejam praticar uma de suas características identificadoras, que é o fazer, praticar e consumir cultura.
Como a própria citação acima diz, não só o amor aos livros sustenta um bibliotecário, profissional ou estudante, desde já é necessário pensar no "fim" - se é que ele existe - do nosso trabalho: o tão citado usuário. Se ele não conseguir alcançar seu objetivo, nós também não alcançaremos.
O autor vai, por meio de tópicos - dividos em O livro, A biblioteca, Leitor/leitura e O bibliotecário - , nos levando a uma tentativa de síntese do que poderia ser o imenso mundo da biblioteconomia. E a cada página, mesmo com as discordâncias pequenas quanto seu tão adorado Gilberto Freyre e alguns pragmatismos, senti mais uma vez que se não estou no curso certo, estou indo no caminho certo.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2007. 152 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário